segunda-feira, 30 de maio de 2016

José Rodrigues dos Santos e a apologia do disparate



Agora temos um apresentador da televisão e autor de best sellers a imitar outros best sellers, a anunciar ao mundo a grande descoberta da filosofia política do seculo XXI: que o fascismo tem origem no marxismo! E perante a incredulidade generalizada, deu-se ao trabalhio de escrever um artigo no Público (vejam lá onde!) a tentar demonstrar isso mesmo. A prova insofismável, diz ele, é que o Mussolini teria sido marxista antes de fundar o fascismo italiano. 

Como diria o nosso Sá de Miranda, «me espanto às vezes, outras me envergonho» com esta cultura de pacotilha colada às três pancadas que assim tem acesso aos media e à (suposta) respeitabilidade. 

Mas o argumento é delicioso. Usando a mesma argúcia imbatível, e vendo o percurso de vida de alguns dos antigos lideres e actuais gurus dos partidos da direita como Durão Barroso e o José Manuel Fernandes do Observador, por exemplo, podemos dizer que o o liberalismo luso teve origem no maoismo? Será o PSD, afinal um filho do marxismo-leninismo? Aguardo os brilhantes desenvolvimentos do José Rodrigues dos Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário