sexta-feira, 6 de maio de 2016

Um restaurante que vale a pena conhecer: Cave 23


Fomos ontem, num jantar informal com a família,, ao restaurante Cave 23, situado no Hotel Torel Palace, muito perto do elevador do Lavra, ali para os lados do Campo dos Mártires da Pátria. Apesar de fazer parte do referido hotel, o restaurante está aberto ao público e constitui uma excelente oportunidade para descobrir uma zona da cidade que passará despercebida de muitos visitantes e até moradores. Situado numa das colinas que tornam Lisboa um sítio único e mágico, com uma vista deslumbrante sobre a baixa e integrado num complexo que recuperou de modo exemplar duas mansões com mais de 100 anos, o restaurante, apesar de se situar numa cave como o seu nome indica, consegue apresentar um ambiente muito agradável e nada claustrofóbico.

Mas é a cozinha que define um restaurante e aí, confesso que descobri com prazer o trabalho de uma jovem chefe que merece desde já os maiores elogios. Diz-se no site do hotel, que Ana Moura depois de concluir a sua licenciatura em marketing descobriu a sua paixão pela culinária e passou por um conjunto de restaurantes de primeira linha, cá e lá fora, onde aprimorou técnicas e competências. Em boa hora o fez e a paixão pela comida reflecte-se naquilo que apresenta em cada prato.

Em todos os que apresentou no menu manifesto e ainda mais no menu alternativo que lhe solicitámos para uma comensal vegetariana, conseguiu uma feliz síntese entre os sabores com memória da cozinha portuguesa e uma certa irreverência interpretativa que casaram bem e provaram melhor. Aqui o produto é rei e os e os aromas e sabores são o foco da atenção. o que se torna evidente até como os pratos são apresentados na ementa, com a enumeração seca dos ingredientes mas sem referência às descrição das técnicas culinárias.

Na filosofia do restaurante o papel dos vinhos tem também uma posição de relevo, A lista não é longa mas é criteriosa nas escolhas e vai muito para além do banal, permitindo que o cliente possa também aqui fazer as suas descobertas. Todos os vinhos da carta estão também dsiponíveis a copo o que permite que o cliente possa jogar com várias posssibilidades de harmonização consoante o que lhe for servido. Gostei também de ver aqui a forte presença dos vinhos da região de Lisboa, o que faz todo o sentido para um restaurante que está na capital.

Em resumo, um restaurante que vale a pena conhecer e uma chefe que convém seguir com atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário